segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

FUNK

 Há muito tempo queria trazer essa maréria aqui para o blog mas nunca conseguia. A ideia desse post não é apresentar um estudo detalhado como uma apresentação universitária. Quero apenas apresentar minha vivência dentro desse estilo musical desde criança até hoje.

O Funk teve início nos anos 1990 nas favelas do Rio de Janeiro. Inicialmente tinha em suas letras críticas sociais por todas injustiças vividas por moradores das periferias e também letras que falavam de amor.

Como toda criação negra foi perseguido e marginalizado. Os bailes funk eram vistos como local de criminoso e até chegou a ser proibido na cidade. As chamadas brigas de galera davam força para os discurssos conservadores mas o funk não se resumia nisso.

Com muita luta alguns artistas foram conquistando espaço e até mesmo chegando a TV, um feito incrível para a época. Aos poucos os bailes começaram a avançar para as áreas nobres da cidade, acontecendo em boates e casas de shows famosas.

Claudinho e Buchecha foram os artistas que romperam as barreiras e entraram para as principais paradas do país. Assinaram contrato com uma grande gravadora e trabalharam com grandes artistas. Migraram para o Pop mas mantendo a mesma pegada com letras românticas. Inclusive até hoje Buchecha segue sua carreira. Infelizmente Claudinho faleceu em 1998.

Cresci acompanhando todo esse processo de idas e vindas, acertos e erros de um movimento que era muito mais que um estilo musical. Na época Xuxa era a única apresentadora que dava espaço para esses artistas e sempre se declarou "funkeira". 

Mesmo com tanta história, resistência o movimento Funk segue aos trancos e barrancos. O crescimento trouxe pessoas de fora que só enxergam o funk como uma forma de fazer dinheiro, deturpando uma luta que vem de muitos anos. 

A música é a única forma que grande parte desses artistas tem de expressar seus sentimentos, sua vivências. Se atente a mensagem e perceberá um grito que muitas vezes tá sendo abafado por todas as formas que o Estado usa para impedir as classes pobres de lutarem por seus direitos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares