terça-feira, 1 de março de 2016

Praça Mauá



Aberta no início do Século XX, a Praça Mauá ficava em frente ao Porto do Rio, que atualmente funciona no bairro do Caju. Naquela época a praça era arborizada e atravessada por linhas de bondes que faziam o transporte de moradores e passageiros para o terminal do porto.
Há alguns anos teve início o projeto Porto Maravilha que culminou na demolição do Elevado da Perimetral (um viaduto que passava por cima da praça), bem como em obras de melhorias na infraestrutura da Zona Portuária carioca.
Há pouco tempo reaberta, a Praça Mauá agora propicia vista para a Baía de Guanabara, além de ter ganho pequena área com gramado. No seu entorno foi construído o Museu de Arte do Rio e o Museu do Amanhã.
Apesar da beleza da praça e a melhora de seu entorno, as obras trazem algumas contradições como a construção de um aquário em frente a uma baía poluída, além do Museu do Amanhã que, ironicamente, tem como objetivo trazer reflexões em relação ao meio ambiente. Sem falar que junto a isso vem o processo de elitização da área, dificultando a vida dos antigos moradores, além da elevação do custo de vida. Infelizmente, quando se fala em recuperação ou revitalização em nossa cidade, a verdadeira intenção é a especulação imobiliária, dito de outro modo, a finalidade precípua de tais mudanças é a valorização das áreas visando sua exploração.












Vídeo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares