segunda-feira, 3 de julho de 2017

Cemitério dos Pretos Novos



O Cemitério Pretos Novos é um espaço de referência da história negra no Brasil. O sítio arqueológico foi descoberto por um casal nos anos 1990, durante obras no quintal de casa encontraram ossos humanos. Ao comunicar aos profissionais especializados ficou evidenciada a grande descoberta.
O cemitério fica no bairro da Gamboa, centro do Rio de Janeiro. Ali próximo funcionou um dos maiores portos de escravos do mundo na época da escravidão, estima-se que mais de meio milhão de escravos tenha passado pelo Cais do Valongo.
No Cemitério dos Pretos Novos eram sepultados os escravos que chegavam mortos da travessia entre o continente africano e o Brasil. Muitos não suportavam as condições insalubres dos porões dos navios. Além de ossos humanos, no sítio também foram encontrados fragmentos de cerâmica, metal e vidro, ficando claro o tratamento que era dado ao cemitério. Estamos falando de um período no qual o negro não era considerado humano.
O espaço conta com exposições fixas, ou seja, os próprios locais de escavações e alguns dos artefatos encontrados. Existe também uma sala de vídeo onde é apresentado o histórico do espaço.
A sua localização é de fácil acesso, próximo a Praça da Harmonia. Nas proximidades existe também uma estação do bonde que hoje percorre grande parte do centro da cidade. A entrada é gratuita e o funcionamento é de terça à sexta, das 13 às 19 horas, e aos sábados de 11 às 14 horas.

Site: http://www.pretosnovos.com.br/informativo












Vídeo 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares