O centro histórico do Rio de Janeiro guarda importantes construções que nos levam a um passeio pela história do país e os diferentes períodos que o atravessaram.
A região se extende por grande área que pode ser dividida em cinco localidades: Cinelândia, Lapa, Castelo, Praça XV e Praça Mauá.
Já aviso de antemão que todas essas áreas citadas tem post aqui no blog onde são amplamente estudadas.
Cinelândia
O nome oficial da Cinelândia é Praça Marechal Floriano. Em seu entorno estão o famoso Theatro Municipal, o Museu Nacional de Belas Artes, a Biblioteca Nacional, a Câmara dos Vereadores e o Cine Odeon, um dos mais antigos cinemas da cidade.
A praça é um famoso ponto de manifestações políticas desde a época da ditadura militar.
Lapa
A Lapa é um sub bairro do centro do Rio, localizado entre a Glória e a Cinelândia. Cresceu entorno dos famos Arcos da Lapa que tinham a função de aqueduto. Posteriormente passaram a servir de viaduto para os bondes que ligam o Centro ao bairro de Santa Teresa.
Tem uma vida noturna agitada com grande variedade de bares e restaurantes. Próximo aos arcos ficam dois espaços culturais que recebem vários eventos. O Circo Voador e a Fundição Progresso.
Castelo
O Castelo é uma localidade que fica exatamente onde no passado existiu o Morro do Castelo, demolido no início do Século XX.
O morro foi onde a cidade do Rio de Janeiro começou. Lá no alto ficava a Igreja de São Sebastião, o observatório e vários monumentos históricos que foram demolidos em nome do "progresso".
Na região estão os prédios que abrigaram os ministérios do trabalho e da fazenda, o Tribunal de Justiça e a icônica Academia Brasileira de Letras.
No Castelo fica a Santa Casa de Misericórdia, que vem a ser o hospital mais antigo do Rio, e a Igreja de Santa Luzia que vem desde a época do morro demolido e da Praia de Santa Luzia, aterrada com os restos do Morro do Castelo.
Praça XV
A Praça XV foi batizada com esse nome em homenagem a proclamação da república, que ocorreu em 15 de novembro de 1889.
Em seu entorno estão o Paço Imperial, as Igrejas do Carmo, o Arco do Teles, o recém reformado Convento do Carmo, o antigo Chafariz de Mestre Valentim e a estação Praça XV das barcas.
Praça Mauá
A Praça Mauá fica às margens da Baía de Guanabara. No passado era ali que ficava o Porto do Rio. Antes dos aviões os navios eram os meios de transportes que ligavam os países mundo a fora, e no Píer Mauá era a área de embarque e desembarque.
Nas proximidades da praça fica a Pequena África, região que concentra importantes pontos históricos que remontam a chegada dos negros ao Brasil. Destaque para a Pedra do Sal e o Cais do Valongo, esse último tombado pela UNESCO como patrimônio mundial.
Em seu entorno fica o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio e o icônico Edifício A noite, um marco da arquitetura nacional sendo o primeiro arranha-céu da América do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário