segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Museu da Imagem e do Som

O Museu da Imagem e do Som foi criado no ano de 1965, momento em que a capital federal se transferia para Brasília. Por conta disso existia a preocupação em reafirmar o Rio de Janeiro como referência cultural no país.
O prédio da sede localizada no Largo da Misericórdia no centro do Rio foi erguido no ano de 1922 para a Exposição Internacional do Centenário da Independência. Nela ficam os materiais ligados ao Audiovisual e iconográficos.
Na Praia de Copacabana ficará a nova sede do museu, porém as obras perduram por anos e giram em torno de muita polêmica e desconfiança quanto aos gastos exorbitantes.



segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Gruta da Imprensa

 A Gruta da Imprensa é uma construção localizada na Avenida Niemeyer, no lado de São Conrado, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Foi construída em 1920 e tem como nome oficial Viaduto Rei Alberto, erguida em homenagem a visita do rei da Bélgica ao Brasil. O nome Gruta da Imprensa vem da época que aconteciam corridas automobilísticas na Avenida Niemeyer. O local era utilizado como base da imprensa para cobrir os eventos.

Sua localização é meio que escondida embaixo da Avenida Niemeyer. Uma pequena escada dá acesso a construção. O visual é incrível, um mirante a beira mar. Porém, a gruta se encontra abandonada e em alguns pontos exige cuidado.











segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Praia de Ipanema

 A Praia de Ipanema é uma famosa praia da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Limitada pelo Canal Jardim de Alah e a Pedra do Arpoador tem uma paisagem urbana. Com aproximadamente 2,5 kilômetros de extensão tem mar agitado e uma orla praticamente residencial. 

Nas proximidades do Arpoador fica a estátua em homenagem a Tom Jobim, cantor que morou no bairro e compôs o sucesso "Garota de Ipanema". 












segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Arcos da Lapa

 Os Arcos da Lapa ficam na famosa região da Lapa no centro do Rio de Janeiro. Inicialmente tinha a função de aqueduto mas por volta do Século XIX passou a servir de viaduto para o bonde que liga o bairro de Santa Teresa ao centro da cidade, função que permanece até hoje.

Os arcos construídos em estilo romano tem no total de 270 metros de comprimento, 64 metros de altura e 42 arcadas. Nota-se a necessidade de uma pintura pois sua aparência tá bem descuidada.

Apesar de ser um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro é um ponto que exige atenção devido ser frequente a ocorrência de furtos. Nem sempre há segurança no local, fique atento.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares